Quando acontece o ENEM?

Autor(a):

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já levou muitos estudantes ao ensino superior, No entanto, o Enem foi criado no ano de 1998, com um objetivo diferente do que é hoje, a prova servia apenas para avaliar o desempenho escolar dos estudantes da educação básica.

 

Somente em 2009, é que o exame passou a ser utilizado como uma forma de acesso à educação superior, uma outra opção além dos já tradicionais vestibulares oferecidos pelas instituições de ensino superior.

 

Desde 2020, devido a pandemia de Covid-19, o aluno pode escolher fazer a prova de duas maneiras: impresso ou o Enem Digital.

 

Quando acontece o Enem 2022?

O Enem seguirá sendo realizado em dois fins de semana distintos. Até o momento, o exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro, ocorrendo simultaneamente em todo o território nacional.

 

O aluno poderá escolher entre as duas opções no momento da inscrição, mas deve ter certeza de sua escolha, uma vez que, após a escolha não será possível trocar de formato.

 

Caso o aluno escolha fazer a prova, no modo Enem Digital, as provas serão aplicadas em  em locais de prova definidos pelo Inep, e serão aplicadas no mesmo dia da prova impressa, através dos computadores disponíveis no local designado ao estudante. O modo impresso segue da mesma forma dos anos anteriores, no entanto, segue as medidas de saúde e de distanciamento social, para a preservar a saúde dos alunos.

 

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode participar do Enem. No entanto, os alunos que ainda não concluíram o ensino médio podem participar apenas  como uma forma de autoavaliação de seus conhecimentos, uma vez que seus resultados não serão válidos para programas de processos seletivos das instituições de ensino superior, como o SISU, PROUNI e FIES.

 

Como se preparar para o ENEM 2022?

O Enem 2021 será composto por 4 provas objetivas com 45 questões cada, somente com questões de múltipla escolha. Cada prova vale e a redação vale 1.000 pontos.

 

Para se preparar, veja quais são os temas abordados no 1º dia do Enem 2021.

 

  • Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – composta por questões de interpretação de texto, língua portuguesa e língua estrangeira.
  • Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias – composta por questões de disciplinas como história, geografia, sociologia e filosofia.
  • Redação – o aluno terá que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com tema a ser definido no momento da realização da prova.

 

Já no segundo dia os temas a serem abordados são:

 

  • Prova de Matemática e suas Tecnologias – composta por questões de matemática
  • Prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias – composta por questões de disciplinas como física, química e biologia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.